Arquivos

História do Seminário

O Seminário Anglicano de Estudos Teológicos (SAET), nasceu como consequência da criação da Diocese Anglicana do Recife, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, em 1976, momento em que surge a necessidade de um centro formador de clérigos e leigos. Tal lacuna começou a preenchida em 1988, com a criação da Comissão do Sagrado Ministério. A partir de então dá-se inicio a encontros semanais entre os postulantes às Sagradas Ordens, o Bispo Diocesano Dom Clovis Erly Rodrigues e Marston Price, o Reverendo orientador.

Entre os anos de 1988 a 1990 o então Núcleo Anglicano de Estudos Teológico (NAET), sob a liderança do Reverendo Francisco de Assis da Silva, seu primeiro Reitor, promoveu Jornadas Teológicas com os Doutores Jaci Maraschin e Ronald Maitland e estabeleceu intercambio com o Seminário Provincial, recebendo a visita de sua então reitora, a missionária Elizabeth Daniel, sendo que em 1991 adquire reconhecimento nacional com sua acreditação junto à Associação dos Seminários Teológicos Evangélicos (ASTE).

Nos últimos anos da década de 1990, sob a reitoria do então Reverendo Sebastião Armando, hoje Bispo Diocesano, o SAET trabalhou em conjunto com outras organizações que buscam promover a transformação da realidade social, especialmente na Região Nordeste, entre elas: O Centro Nordestino de Animação Popular, o Centro Dom Helder Câmara, a Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo e Coordenadoria Ecumênica de Serviços.

Nas duas divisões sofridas pela Diocese Anglicana do Recife (DAR) nesse início de século, tendo respectivamente os Reverendos Jorge Aquino e Gustavo Gilson como Reitores, o SAET funcionou como pólo de resistência aos movimentos divisionistas, garantindo a continuidade da DAR, vinculada à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

Sob a Reitoria do Reverendo João Câncio Peixoto Filho, o SAET ampliou seus serviços à Província (ou seja, à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil em nível nacional) e às Dioceses da Amazônia, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e ao Distrito Missionário do Oeste através do oferecimento de Cursos via Educação à Distancia (EaD).

Atualmente o Corpo Docente do SAET é composto por Doutores, Mestres e Especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento, o que contribui para uma formação teológica transdisciplinar dos seus estudantes.